FilosofiafazfaltaHoje
Não podemos dizer que nos nossos dias não se discuta, que não haja debate, desde o cidadão comum ao especialista, nos jornais, nos blogues, na televisão, há discurso sobre tudo, tudo se discute. Será que esse discutir é efectuado de forma adequada? (Existirá uma?) No tom certo? E com a urbanidade desejável?
Todos e cada um, «têm a sua ‘filosofia’»… de resto, a expressão existe e é usada em toda a sorte de discussões.
Para quê então vir pretender que a ‘Filosofiafazfalta’ e que nos faz falta? Bem, a resposta a esta pergunta queremos procurá-la, e se for o caso, dá-la aqui através do nosso site!
A nossa tese, para usar uma palavra filosófica e científica, é que Filosofia é um campo do conhecimento, da ciência, falando em geral, que 'faz falta', talvez cada vez mais.
Para defender a nossa tese não vamos fazer longos discursos, mas a nossa intenção, típica da Filosofia, é fazer pensar, questionar, provocar…
Para realizar esse objectivo, sempre que possível, tomamos como ponto partida alguns dos domínios da actividade filosófica. Eles são as disciplinas do campo da Filosofia (como na medicina há as diferentes especialidades – oftalmologia, cardiologia,etc.). No caso da Filosofia surgem nomes como a Ética, a Epistemologia, Gnoseologia, Estética, entre outros.
O que tentamos fazer é, relacionar estes domínios da actividade filosófica, com problemas diversos do nosso tempo.
Aos domínios, ou disciplinas, vamos buscar conceitos e teorias, que relacionamos com situações/casos concretos, que constituem exemplos de problemas do mundo contemporâneo. Estes exemplos dos problemas aparecem na forma de imagens, ou pequenos excertos, pois nem tudo é redutível à imagem, e para dizer a realidade, inúmeras vezes a melhor imagem é a feita de palavras.
O nosso site é o resultado do encontro dos conceitos e teorias da Filosofia com as imagens do mundo contemporâneo. Desse encontro esperamos que nasça reflexão.
Para terminar impõe-se admitir e justificar uma falha: a falta de referências. O site foi construído enquanto ambos preparamos aulas e materiais para elas (fichas, testes), corrigimos testes. O tempo tem sido muito pouco, pelo que não nos foi possível ser fazer essa parte do trabalho com o rigor desejável.
Os aprendizes de Filosofia
Zé Soares e Zé Miguel Seabra
História do Projecto
O nosso projecto é a forma que tomou uma das tarefas a realizar na acção de formação ‘Conhecimento Distribuído com a Web 2.0 – III edição, organizada pelo centro de formação ‘Ordem de SanTiago’, tendo com formador Óscar Leal dos Santos.
A ideia surgiu naturalmente, já que foi a primeira ideia considerada, logo aceite - os dois formandos do grupo sentiram necessidade de defender e propôr a Filosofia como uma forma de conhecimento, de pensamento, de perspectiva da vida, da realidade nos seus múltiplos aspectos, necessária à observação e a uma compreensão minimamente adequada do mundo contemporâneo.
Para nós, a realidade contemporânea surge como enormemente complexa, saturada de informação de todos os tipos (publicitária, propagandística, política, pseudo-científica, científica, etc.), sendo possíveis todas as formas de manipulação e distorção, exigindo, mais do que nunca, a capacidade de análise reflectida, exploradora, alargada, do pensamento filosófico - queríamos passar a ideia de que todos temos que ser um pouco filósofos para poder tentar perceber o mundo à nossa volta.
Queríamos e queremos contribuir para o desenvolvimento de um cepticismo saudável, que não aceita qualquer mensagem, qualquer discurso; que quer desmontar, com fundamento, os discursos que nos lançam.
Também foi com naturalidade que optámos por tomar os domínios da actividade fiosófica (um tópico do programa de Filosofia do 10ºano) como ponto de partida e base para o projecto - eles prestavam-se muito bem à ilustração que queríamos fazer, do que é possível com a reflexão filosófica.
Nossos utilizadores
O público alvo é em primeiro lugar o aluno, do 10º e 11º ano - níveis de ensino em que em leccionada a Filosofia.
Mas também esperamos que todas as outras pessoas, adolescentes e adultos queiram aceder, participar.
O site não está construído para ser um 'manual escolar'; é mais um olhar sobre os problemas e desafios do mundo através da Filosofia.
